Pronunciation development for teachers

1 - Resumo – O curso proposto explora a interrelação da pronúncia com as habilidades de compreensão e expressão oral e escrita da língua inglesa. Enfoca e discute aspectos fonológicos semelhantes e divergentes das línguas inglesa e portuguesa e pratica a pronúncia no discurso por meio de vários tipos de textos.

2 - Objetivo- Desenvolver a percepção e reflexão sobre a pronúncia a partir das experiências e necessidades linguísticas dos professores. Explorar a interface da pronúncia com as habilidades comunicativas com vistas ao desenvolvimento das competências linguística e fonológica do professor.

3 - Justificativa- Tradicionalmente, a pronúncia tem sido pouco explorada em várias instâncias da formação docente. Consequentemente, sua relevância no ensino-aprendizagem das habilidades de compreensão e expressão oral e escrita ainda é pouco explorada. Por outro lado, os vários contextos educacionais nos quais a língua inglesa é ensinada buscam educadores com boas competências linguísticas, dentre as quais uma pronúncia clara e inteligível é um requisito importante.

4 - Metodologia- Aulas expositivas e dialogadas. Leitura e discussão de textos sobre aspectos da pronúncia do inglês como língua internacional. Aulas práticas: percepção e produção de sons; descoberta e reconhecimento de padrões de funcionamento/ generalizações da língua inglesa. Recursos utilizados: filmes, CDs, data-show, acesso a Internet. Carga horária: 30 horas-aula.

5 - Conteúdo- Panorama do sistema fonológico da língua inglesa; sons e significado: consoante, vogais e ditongos; acentuação silábica; identificação e conscientização de problemas específicos ao aprendiz/usuário brasileiro; leitura e discussão de textos relevantes ao ensino-aprendizagem da pronúncia.

6 - Avaliação – assiduidade (mínimo de 75%), pontualidade, participação e execução de tarefas.

7 - Possíveis datas: 9/8, 16/8, 23/8, 30/8; 6/9, 13/9, 20/9, 27/9; 4/10, 11/10 e 18/10,25/10,1/11,8/11,22/11 às sextas-feiras das 09h30 às 11h30.

8 - Resultado esperado. Conscientização do professor sobre as oportunidades para seu aprimoramento linguístico, levando em conta o papel da pronúncia nas diferentes habilidades comunicativas. Maior autoconfiança do professor na busca do seu desenvolvimento profissional como usuário da língua inglesa e em sua ação docente.

9 - Investimento

Taxa de matricula R$120,00
4x R$260,00
Material didático: R$84,90

10 - Livro-base: LIEFF, C. D.; NUNES,Z. A. A. E POW, E. M. Descobrindo a pronúncia do inglês, WMF Martins Fontes Editora: São Paulo, S.P.2010.

Elizabeth M. Pow

Mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP). Professora da Faculdade São Bernardo, em São Bernardo do Campo. Integra a equipe de formadoras do curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Reflexivas no Ensino-Aprendizagem do Inglês na escola e a do curso online de aperfeiçoamento Teachers´ Links, ambos da PUC-COGEAE. Co-autora do livro Descobrindo a pronúncia do inglês, com Camilla D. Lieff e Zaina A. Abdalla Nunes, publicado pela WMF Martins Fontes Editora, São Paulo. Autora e co-autora de artigos sobre pronúncia e formação docente. Palestrante em conferências nacionais e internacionais. Coordenadora do Pronunciation Special Interest Group da BRAZ-TESOL. Áreas de pesquisa: formação docente, fonética e fonologia do inglês, desenvolvimento de cursos presenciais e a distância.

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O CCBEU-SBC em parceria com a Caltabiano Idiomas SP oferecerá cursos de curta duração para aperfeiçoamento dos professores da região.

Making the most of reading and listening lessons

O curso Making the most of reading and listening lessons é um treinamento de curta duração (quatro horas-aula) para professores de inglês que desejam aperfeiçoar suas aulas. A formação aborda a importância de tratar reading and listening como 'skills', ajudando o professor a estruturar e preparar aulas de modo que os alunos melhorem e pratiquem a habilidade de ler e ouvir em inglês.

Conteúdo do curso:

- fatos e crenças sobre leitura

- Técnicas utilizadas

- Atividades e estágios: Antes, durante e após a leitura.

- Motivação para ler

- Similaridades entre leitura e compreensão auditiva

- Aplicações nas aulas

Duração: 4 horas

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Making the most of speaking and writing lessons

O curso Making the most of speaking and writing lessons é um treinamento de curta duração (quatro horas-aula) para professores de inglês que desejam aperfeiçoar suas aulas. A formação aborda a importância de tratar speaking and writing como 'skills', ajudando o professor a estruturar e preparar aulas de modo que os alunos melhorem e pratiquem a habilidade de falar e escrever em inglês.

Conteúdo do curso:

- fatos e crenças sobre as fala do novo idioma

- atividades para promover a fala

- áreas de conhecimento que alunos de idiomas precisam ter

- estratégias de comunicação

- estágios para a aula de fala

- aplicações nas aulas

- abordagens para a escrita

- habilidades integradas

- atividades de escrita e estágios: antes, durante e depois.

Duração: 4 horas

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Vocabulary games and activities

O curso Vocabulary Games and Activities é um treinamento de curta duração (quatro horas-aula) para professores de inglês que desejam aperfeiçoar suas aulas. A formação aborda o ensino do vocabulário, apresentando jogos e outros recursos lúdicos-interativos que tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico, simples e divertido para estudantes com diferentes níveis de inglês.

Conteúdo do curso

- breve histórico acerca do ensino de vocabulário

- diferenças e semelhanças: ‘vocabulary, grammar & lexis’

- dificuldades que os alunos costumam ter

- como selecionar o que ensinar

- como elicitar e ensinar vocabulário

- como os alunos lembram das palavras

- atividades e jogos variados que facilitam na memorização, fixação e uso de vocábulos.

Duração: 4 horas

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Grammar is Fun

O curso Grammar is Fun é um treinamento de curta duração (quatro horas-aula) para professores de inglês que desejam aperfeiçoar suas aulas. A formação aborda a importância da gramática e fornece orientações sobre como tornar o ensino mais dinâmico, simples e divertido para estudantes com diferentes níveis de inglês.

Conteúdo do curso

- o que é gramática e sua importância

- dificuldades que os alunos costumam ter

- Maneiras de ensinar gramática: dedutivamente e indutivamente

- estágios para a aula de gramática

- prática de gramática: atividades controladas, semi-controladas e livres.

- atividades variadas que facilitam a prática e uso dos tópicos gramaticais

Duração: 4 horas

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